sacolas de sarja, tecido pet, e TNT

sacolas de sarja, tecido pet, e TNT
produção minima de 200 pçs

sábado, 19 de dezembro de 2009

Sacolas Oxi Biodegradavel - uma sacola plástica diferente

Estabelecimentos comerciais como supermercados, mercearias, mercadinhos, farmácias, lanchonetes, padarias e lojas de vendas a varejo deverão passar por uma readaptação a partir de janeiro próximo.

Os proprietários terão que se preparar para trocar todas as sacolas plásticas comuns por sacolas de material oxi-biodegradável. Isso é o que determina a Lei municipal nº 3.874 de 09 de junho de 2009, sancionada pelo prefeito Silvio Mendes e que começa a vigorar dia 2 de janeiro de 2010 para os estabelecimentos com mais de 150 funcionários.

O objetivo da lei é de reduzir a quantidade de lixo em Teresina em até 10%. Com ela também pretende-se reduzir em 6% ou 7% a quantidade de sacos plásticos jogados no meio ambiente, diminuindo assim o impacto que estes objetos podem causar a logo prazo. A troca por sacos biodegradáveis se justifica por conta da quantidade de tempo que eles levam para se decompor na natureza, que é de 30 a 180 dias, período bem mais breve, se comparado às sacolas comuns, que permanecem no meio ambiente de 100 a 400 anos.

“Leis semelhantes existem em estados como Paraná e Santa Catarina. Outras tramitam em São Paulo e no Senado. É uma política importante e segue tendência mundial. Mais de 40 países no mundo adotaram as sacolas biodegradáveis como a melhor forma de transportar objetos depois das compras”, afirma o secretário municipal do Meio Ambiente, Clóvis Freitas.

As empresas com mais de 150 funcionários na rede devem se adaptar até 02 de janeiro de 2010. As que possuem entre 75 e 150 funcionários tem até 02 de julho e, os comércios menores, com até 75 funcionários têm até 02 de janeiro de 2011 para adquirirem o novo tipo de sacolas plásticas para oferecer aos clientes. “Algumas redes de supermercados já trabalham com sacolas plásticas biodegradáveis e com sacolas de pano retornáveis.

De acordo com Clóvis Freitas, 10% de todo o lixo recolhido no Brasil é composto de sacolas plásticas. Mas somente 1% deste total é reciclado e reaproveitado. No Piauí são produzidas, diariamente, 500 toneladas de lixo diariamente, dos quais cinco toneladas são de sacos plásticos.

“Esse cálculo é feito somente com o que vai para o lixo, porque, por serem leves, muitas sacolas são espalhadas, levadas pelo vento e acabam ficando nas ruas e praças”, destaca Clóvis.

fonte:
http://www.sistemaodia.com/noticias/sacolas-plasticas-comuns-vao-sair-do-comercio-em-2010-57500.html

Nenhum comentário:

Ajuda ao Lar Santuario Resgate de Vidas Animais

o Projeto Viver Vida  é parceiro vluntario do Lar Santuario Resgate de Vidas Animais devido dificuldades financeiras esta lançando uma Vaki...